Inova Moda | Inverno 2016

11:22:00


Quem me segue no Instagram e no Snapchat, percebeu que há uns dias atrás estava participando de um evento muito legal promovido pelo SENAI e SEBRAE, que se chama Inova Moda. Que é beeeeeem, resumidamente, um evento promovido para empresários de Brasília com  também são várias oficinas, voltadas para o desenvolvimento e criação de produtos visando a próxima estação, no caso o Inverno de 2016.

Participei de todas as oficinas, com muita paciência e dedicação, afinal para estudar moda essas duas virtudes são essenciais.

Essa edição, que é integrante do Terceiro Ciclo, se chamou "Caminhos", pra isso foram disponibilizados alguns materiais impressos com várias coisinhas ~as loka da papelaria piram~ e além disso, alguns cadernos de tendências, que tinham imagens, painéis, textos e também as paletas de cores.


Além dos materiais sobre tendência, no kit tinham um caderninho de criação para croquis, algumas modelagens e um caderno com assuntos diversos, mas em que todos trabalhavam em conjunto.

O evento começou aqui em Brasília, com a apresentação de uma palestra. Queria muito ter o conteúdo da palestra, tinham músicas e vídeos muito interessantes, todos feitos para o pessoal se imergir no assunto e perceber quais as tendências virão.

Já a primeira oficina, chamada de "Laboratório de Criação", foi ministrada pela consultora do SENAI/GO Marlúcia Santos, que durou 2 dias e nela criamos um público alvo, um perfil desse público, uma paleta de cores e analisamos possíveis produtos para esse público, sim a cachola teve que funcionar e colocamos o máximo de criatividade e dedicação. Foi uma coisa tão interessante, que o os dias passaram e nem cansei, sabe?!




Painel que desenvolvemos!!! Coisa már linda 
 A segunda oficina, foi a de "Desenvolvimento de Produto", onde criamos uma estampa a partir de uma paleta de cores, para o nosso público alvo, a técnica que usamos para estampas a camiseta se chama frotagem, nunca tinha ouvido falar e quando percebi é uma coisa tão fácil e gostosa de fazer... Pq as profs dos jardim não ensinam isso pra gente?



Ainda na oficina de desenvolvimento de produto, trabalhamos com cartelas de cores, para peças e ocasiões, que eram três: lazer, happy hour e trabalho e baseado nas ocasiões produzimos outros painéis, com produtos, com texturas e tudo mais a partir do público que escolhemos.

Não falei muito desse público, mas escolhemos o pessoal que se identifica com o andrógino, sem gênero, sabe? É uma tendência que estamos percebendo já faz um tempo, mas em breve ~ pode anotar ~ vai ser um grande movimento, as marcas tem que ficar ligadas nesse público alvo, viu?



Se tem uma coisa que eu AMO fazer são esses painéis temáticos, pegar um conceito, procurar referências, ver que, como já disse várias vezes, a moda é cíclica, tudo que vai volta. A maioria dessas revistas que usamos são antigas, geralmente, elas tem entre 6 a 15 anos e está tudo lá, tendências, materiais, o que muitas vezes muda são os conceitos, mas tudo vem quase da mesma fonte! Aiiii, como eu amo estar nesse mundo! 

A terceira oficina chamada "Olhar da Forma", foi uma oficina muito legal, essa j;a foi um pouquinho estressante, hehehe... Que era uma oficina de modelagem, só que não uma modelagem qualquer, usamos uma técnica chamada: Zero Waste, ou sem desperdício, explicando direitinho, é uma técnica onde usamos o máximo do tecido, sem desperdícios. Foi quase um pesadelo pensar nisso! Nunca gostei de desperdiçar coisas, sejam elas caras ou baratas, mas olha, foi bem difícil! hehehe

A técnica foi apresentada pela Stefânia, uma das professoras do SEBRAE/DF, no início foi assustador e tentamos ir até o final. Nossa calça no fim das contas se transformou em um pantacourt cheia de franjas, sim foi uma peça bem conceitual e praticamente não usável, mas o objetivo foi alcançado, conseguimos fazer nossa peça com o mínimo de desperdício. =)


Eu costurei alguns pedaços da calça, depois de fazermos cada atrocidade! hehehe Mas no fim das contas ela funcionou para o que queríamos! =D 

A última oficina chamada Elaboração de Fichas Técnicas de Produto para Planejamento de Produção, foi a mais "chatinha", mas não menos importante. Nela aprendemos a calcular o tempo de produção de uma peça e suas etapas, além de saber como calcular o custo da peça e da costureira, ou seja, a parte "burocrática"da coisa, mas que sem ela, nada anda pra frente. 

Pra finalizar, queria agradecer a todos os envolvidos no projeto, as minhas coleguinhas e sócias Mandy e Tamis, que sem vocês estaria com a cara enfiada no buraco até hoje e também ao quilos que ganhei nesses dias, pq olhaaaaa tinha lanchinho toda hora! hehehehe







Espero que tenham gostado. Vou fazer de tudo para estar nos próximos ciclos e sempre ficar super antenada no que vem por ai.
=**

You Might Also Like

0 Comentários

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Instagram

O blog apoia:

Facebook

Pinterest