Fazendo a mala: Europa no inverno!

09:00:00



Trocadilhos com o título à parte. Não vou ser uma mala hj, vou ser bem legal até... Ba Dum Tsss

Se tem uma coisa que todo tem dúvida é na hora de fazer as malas! Sim, pra qualquer viagem, das mais curtas às mais longas, deve-se ter uma logística mínima na hora de aproveitar os espaços da mala e colocar realmente o que se vai usar e precisar.

E se tratando de viagem internacional a coisa já pesa mais um pouco, quando a viagem é para o hemisfério contrário ao do país de origem, vixi! Ferrou! Temos que lembrar que a estação daqui é a contrária de lá. Aqui inverno, lá verão... E por assim vai.

Estou com uma viagem programada para os próximos dias para o antigo continente! Sim, pisarei em terras européias novamente! Só amor!!!! Os destinos escolhidos foram, Amsterdam e Berlim. Mesmo sabendo que o frio é de lascar, pintou a oportunidade e estamos indo com toda a vontade e animação do mundo.

Mesmo já tendo ido na época do inverno europeu, na época do intercâmbio (cheguei em janeiro em Portugal), a gente esquece um pouco dos perrengues que passa no frio e só vai lembrando na hora de arrumar as malas pra ir de novo e como o ser humano está em constante evolução, devemos nos atentar para não repetir os mesmos erros e melhorar os acertos, né não?!

Depois de fazer uma rápida pesquisa nas temperaturas dos dias de sua viagem é a hora de arrumar as malas!!!

E pra isso resolvi escrever um pouquinho, claro que não tenho tanta experiência no assunto, mas acho que posso ajudar quem está mais pra lá do que pra cá...

Dia #1 - NÃO COMPRE CASACOS AQUI NO BRASIL, PARA O FRIO DO HEMISFÉRIO NORTE! Essa dica é quase uma regra, mas consideremos dica!

Acho que todo mundo já ouviu a frase "O frio de lá é diferente do daqui.", certo? E isso é a mais pura verdade!!! Tirando quem mora no Sul do país, que tem mais contato com o frio durante o ano, a grande maioria dos brasileiros vive o país de clima tropical que temos. Então, o casaco quentinho que usamos quando começa o inverno daqui, não consegue segurar nem o primeiro ventinho do hemisfério norte.

Então, caso você não tenha nenhum tipo de casaco ou não pegou emprestado com ninguém, compre apenas um por aqui, mas coloque na sua lista de afazeres, assim que chegar, comprar um casaco de lá. Por que ai sim, vai funcionar! =)

Dica #2 - EVITE AS ROUPAS CEBOLA - Cheias de camadas - Ba Dum Tissss

Eu seiiiiii, que todo mundo tem medo de passar frio, ah como sei. E dai vamos colocando camadas e mais camadas e mais camadas ainda de roupas. Mas vou te contar um segredo: Você vai se arrepender! Por que por mais que as ruas estejam frias, todos os lugares fechados possuem calefação, às vezes a ponto da gente suar dentro das roupas, então, pense um pouquinho na praticidade e em vez de colocar 5 blusas, coloque 2, mas bem quentinhas.

Aqui entra uma dica #2.1, prefira roupas de fibras naturais, algodão, lã e por ai vai. Todo mundo já teve ou tem uma peça de roupa que no frio esfria e no calor esquenta, né? Então, essas são fibras sintéticas, geralmente, as peças feitas de acrílico e poliéster, são assim. Você coloca achando que ela vai te esquentar e quén quén quén, só piora.

Na hora de comprar as roupichas deem uma olhadinha na etiqueta é meio enjoadinho fazer isso, mas ajuda de montão, para não ter surpresas desagradáveis.

Dica #3 - COMPRE PEÇAS TÉRMICAS e MEIAS DE LÃ

Sabe aquelas calças térmicas que são usadas para praticar esportes e tal? Então, compre pelo menos uma dessas para viajar. São leves, baratas e quebram um ganho enorme! Não dá pra usarmos só calça jeans, igual usamos aqui, por que ela não isola o calor. O vento entra pela fibra e vai até a espinha!!! Sim, isso é a mais pura verdade. As peças térmicas ajudam a isolar o calor do seu corpo, então se a nossa temperatura corporal é em média de 36º C o calor não vai embora a ponto de você sentir muito frio.

Dica # 3.1 - Essas peças podem ser compradas aqui mesmo, principalmente, em lojas de artigos esportivos. Comprei as minhas na Decatlon, que foi o melhor custo benefício.

O mesmo acontece com os pés, se só colocarmos aquelas meias normais, de algodão, dependendo de onde e quando você for, provavelmente, quando chegar no hotel você vai perceber seus dedinhos bem roxos, isso já aconteceu comigo e não desejo isso pra ninguém.

Dica #3.2 - Comprei as minhas em lojas de departamento mesmo, tipo Renner e CeA. Tem que sempre ficar de olho nas promoções e arrematar as suas, nem que sejam para viagens futuras.

Dica #4 - CONTE QUANTOS DIAS IRÁ FICAR E CALCULE POUCAS PEÇAS A MAIS.

Se tem uma coisa que brasileiro gosta é de comprar! Não tô mentindo, então, não adianta levar 15 camisetas para passar 10 dias se você tem na sua cabeça que você irá comprar peças no seu destino. Tirando, claro, se você gosta de lavar as roupas antes de usar, nesse caso eu concordo que você tenha que levar a quantidade certinha.

Voltando, caso você já saia do Brasil com a intenção de comprar camisetas, camisas, calças ou sei lá mais o que, mas que encha a sua mala, considere levar apenas a quantidade necessária e 1 ou 2 peças sobressalentes, por que no final das contas, você vai ter carregado pesos mortos na sua mala, coisa que ninguém quer. Afinal, é bem melhor ter mais espaço pra souvenir e buginganga, do que carregar aquela casaco maravilhoso, que não saiu da mala nenhum dia se quer, né?

Dica #5 - HAVE FUN!

Depois de se adequar à temperatura, organizar seus roteiros e arrumar a mala o que resta é se divertir! Afinal, viajar é pra isso, diversão, conhecimento e crescimento pessoal. Nada mais importa. Com tudo organizado, o quanto antes, você viaja tranquilo, sem passar perrengue e muito menos tendo imprevistos não considerados, antes de sair de casa.

Única foto que achei, com cara de turista. =P - Guimarães, Portugal.
- E por fim, NÃO SE ESQUEÇA:

- De levar seu passaporte válido (não esquecer, ainda, que para alguns países e para períodos superiores à 90 dias, os brasileiros precisam de visto e para outros a validade do passaporte deve ser de 3 meses além da data da viagem!!!)

- Imprima todos os documentos que você tiver, relativos à viagem. Ex: Seguro saúde, reservas de hotéis, cartões de embarque, ingressos/passaportes para as atrações, tudo, tudo, tudo! Mesmo com o uso corriqueiro de smartphones, ipads, e computadores muitos lugares ainda usam o bom e velho papel, então, temos que levar tudo. Melhor prevenir do que remediar;

- Deixe sempre à mão esses tipos de documentos. Nada de despachar na mala o seguro saúde, por que podem pedir algum comprovante na alfândega, na hora de entrar no país, dai pense você no meio da fila, com mais 357 mil pessoas atrás, procurando a carteirinha do seguro! --' Não precisa, né?

- Dentro da sua bagagem de mão leve itens básicos de higiene pessoal e pelo menos uma troca de roupa íntima, ninguém espera que sua mala seja extraviada, mas vai que acontece. Melhor prevenir e poder tomar um banhozinho quando chegar e tentar se tranquilizar.

- Não carregue líquidos acima de 100ml, no limite de 1 litro, nem objetos cortantes e perfurante, na bagagem de mão. Depois do atentado de 11 de setembro, o mundo inteiro começou a adotar esse tipo de procedimento, qualquer quantidade acima do permitido, deve ser despachada dentro da mala. E de novo, pra evitar chateações ou transfira seus líquidos para potes menores (quando eu viajava sem despachar mala, colocava tudo em potinhos travel size) ou despache dentro da mala, lembrando que todos os líquidos que forem na bagagem de mão, devem estar dentro de uma embalagem transparente, tipo, a sacolinha para você transportar tudo isso tem que ser transparente.

Para ler mais sobre bagagens, tem essa cartilha da ANAC que super ajuda.

- Lembre-se que no aeroporto é quente, mas na aeronave e no destino não, então deixe fácil seu casaco e seus itens térmicos. Dessa vez vou levar meus itens térmicos na mochila e meu casaco vai ficar na primeira camada da minha mala, por que assim que eu pegar a mala, já abro e visto. Caso o voo seja direto até vale a pena levar na mão o casaco grande, mas como no meu caso vou ficar em escala por 8 horas, prefiro deixar ele de fácil acesso na mala.

- Veja a voltagem e o padrão de tomadas dos destinos, pode ser que você tenha que levar ou comprar adaptadores!


--> Se quiser ver algumas dicas de looks para usar e ter uma ideia do que colocar na mala eu fiz um painel no Pinterest, que acho que pode ajudar! Looks - Frio da Zoropa

Acho que é isso!
Espero ter ajudado um pouco e caso ainda tenham alguma dúvida é só perguntar!!!
=***

You Might Also Like

0 Comentários

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Instagram

O blog apoia:

Facebook

Pinterest