Uma reflexão sobre ecoera e ecofashion...

09:16:00


Depois que comecei a estudar a moda, de forma menos autônoma, muitos assuntos começaram a me interessar e minhas pesquisas pararam de ser superficiais, como eram antes. Um dos assuntos que começou a me interessar, foi sobre a reutilização e a sustentabilidade das matérias primas têxteis, tanto as roupas que caíram no desuso como também as sobras de tecidos, linhas e todos os outros aviamentos.

Na esfera fashion é um pouco difícil pensar em sustentabilidade e reutilização, quando se tem lojas e redes inteiras vendendo produtos a preços quase irrisórios e com variedades absurdas e ainda condições de crédito que enchem os olhos.

Quem tem saco pra ir atrás de brechó e bazar, sentir cheiro de mofo e se jogar na montanha desorganizada de roupas, o que acontece na grande maioria das vezes, quando se tem lojas lindas, todas ambientadas, com peças super desejo e preços legais no shopping ali na esquina?

Não sou hipócrita a ponto de falar que resolvi comprar só coisas em brechós e deixei as lojas do shopping de lado, mas que de um tempo pra cá, a minha vontade de ir ao bazar aumentou, aaaaaah aumentou sim!



Mas voltando à reflexão...

Estamos no tempo de que a reutilização está na "moda", está em foque e tem muita gente boa trabalhando com esse intuito. Não estou falando só de reutilização de lixo, como já se faz há muito tempo, mas também de reutilização de pensamentos. Meu Deus, que viagem LOKA é essa... Esse é o ponto que quero chegar, que tal reutilizar os pensamentos, voltar a não ter pré-conceitos, igual quando eramos criança. Parar de pensar nas coisas negativas que bazares e brechós podem trazer e pensar no que realmente interessa... O novo velho, o que era legal ontem e continua legal hoje. Tem muita gente que tem o estilo moderno e provavelmente não vai encontrar tanta coisa nos bazares, mas tem tanta gente que doa e vende coisas que não cabem mais, não são mais do estilo pessoal e também tem as famosas roupas que a gente comprou e nunca usou. --'
Então, nada de frescuinha e se joga nos bazares, pense um pouco na sustentabilidade, um pouco mais no seu bolso e mais um pouquinho na sua felicidade em encontrar aquelas peças super legais, vintage ou não que super vão compor o seu estilo!!!

Não quero levantar a bandeira de 'ecochata', mas queria mostrar esse assunto, que muitas vezes não é o foco de pensamentos, discussões e até planejamentos.




Alguns dados que podem chocar:
-  50 toneladas de resíduo têxtil é jogado fora TODO dia no Brás em São Paulo!! É muito lixo, tóxico e inflamável jogado fora, todos os dias;
- São gastos 10 mil litros de água para produzir 1 calça jeans;
- 2.700 litros pra produzir 1 camiseta de algodão.




Resolvi escrever sobre isso depois de uma palestra que participei, com a presença da Chiara Gadaleta, uma das pessoas que mais levantam essa bandeira de sustentabilidade na moda brasileira e pra quem tiver interesse de participar e saber mais sobre o assunto é só passear um pouquinho no Google e também dar uma olhadinha site Ecoera e se divertir!

A proposta aqui é colocar um pouquinho a mão na consciência e refletir!!! =D

Espero que tenham gostado.
=***

You Might Also Like

0 Comentários

Obrigada por chegar até aqui! Volte sempre... =)

Instagram

O blog apoia:

Facebook

Pinterest